Menores cães: 20 raças de porte pequeno



No inicio do século 21 podemos encontrar uma variedade de cachorros, para todos os gostos. A variação das raças chegou a um ponto em que dois animais da mesma espécie são tão diferentes como duas espécies de animais distintas, mesmo que geneticamente não haja tanta diferença.

Como já comentamos aqui no Dicas do Cão, podemos encontrar diversas raças de cães gigantes, caso nossa preferência seja por esse porte. Mas há também aqueles que preferem os cachorros de porte pequeno, e é sobre essas miniaturas que iremos falar hoje.

Sabemos que é um erro escolher um cachorro apenas pela sua aparência, sem levar em conta seu comportamento. A personalidade de um animal é o fator mais importante para que você eduque da forma que você achar melhor.

Para treinar um cachorro, é recomendável analisar seu temperamento antes de tudo, assim como seu porte físico, se ele precisa de exercícios ou não, se ele se dá bem com crianças, se o caso exige uma companhia. Listei aqui 20 raças de cães pequenos, e descrevi um pouco do comportamento de cada um, para você analisar qual combina mais com você. São eles:

Maltês

Além de bela, essa raça é um ótima companhia para viver em espaços compactos. Seu pelo é longo e liso, e não precisa tosa, apenas uma escovação diária. Muito alegre e agitado, o Maltês sempre está disposto para brincar.

Precisa sempre estar perto de alguém, pois sua capacidade de interagir é grande, convivendo muito bem com pessoas e outros animais. Possui muita energia, e consequentemente exige a prática  constante de exercícios para não se tornar um animal muito estressado.


raças pequenas

Boston Terrier

Muito companheiro, o Boston Terrier é um ótimo cachorro para família. Outra vantagem é que ele não exige muitos cuidados, uma simples escovada para retirar o excesso de pelos já basta. Outro cuidado a tomar com ele é relacionado à sua grande capacidade destrutiva. Se você possui objetos que não podem ser destruídos de maneira nenhuma, definitivamente você terá que deixá-los longe dele.


cães menores

Pug

Um cão que adora ficar no colo, possui um temperamento dócil e calmo. Dificilmente você verá ele latindo à toa por aí. Assim como o Bulldog Francês, o Pug pode ter dificuldades para respirar, por isso prefere não cansar. Devido a esse problema, possui sua respiração e ronco ofegante. Ideal para quem também possui a personalidade mais sedentária, como ele. É um animal fácil de treinar, pois é inteligente e obediente. Está de bom humor sempre, ele se tornará um grande amigo engraçado.


cães pequenos

Lulu da Pomerania

Também chamado de Spitz Alemão Anão, esse bichinho possui uma personalidade muito calma e gentil. Possui uma pelagem espessa, que não exige tosa. Porém, é necessário que se escove o pelo todos os dias. É inteligente e muito alegre. Está sempre alerta a qualquer perigo, observa todas as ações a sua volta. Pode se dar muito bem com crianças, desde que ele seja apresentado a elas desde filhote. É um cachorro muito ativo, as vezes pode se tornar um grande "latidor".


raças de cães

Chiuaua

Essa raça cumpre bem a função que estamos procurando: é a raça mais pequena que se tem notícia. Porém, não se deixe enganar pelo tamanho, o Chiuaua é ativo e feroz contra estranhos. Seu temperamento forte às vezes lhe deixam exigente e barulhento. Costuma latir para crianças, assim como para outros cães, e para estranhos. Esses fatos faz que ele não seja uma raça muito recomendada para crianças. Contudo, se for bem adestrado desde pequeno, ele pode conviver muito bem com todos, até mesmo com gatos.


pequeninos

Schnauzer Miniatura

Brincalhão e muito curioso, o Schnauzer Miniatura costuma ser um pouco menos agressivo que o resto da sua família. Possui uma bonita barba que lhe passa uma aparência de autoridade: ele adora latir para todos que encontra pelo seu caminho. Mas com muita paciência e treinamento, ele pode se tornar um ótimo companheiro, fiel e obediente às pessoas, e muito amigável com as crianças.


menores

Shih Tzu

É normal encontrarmos um desses no colo de alguém, fato que lhe rendeu a alcunha de "cão de colo". Possui uma pelagem longa que não exige tosa, porém um tratamento diário. Seu pelo lembra a juba de um Leão, e há uma grande variedade de cores. Um cão que se adapta muito bem a diversos lugares, pode viver tranquilamente tanto na calmaria do campo, quanto na agitação da cidade. Essas qualidades permitem que ele seja um ótimo morador de apartamento.


porte menor

Poodle Toy

Apesar de que as pessoas considerem um cãozinho para "madames", ou uma espécie de "pom-pom", o Poodle é um animal fabuloso. Para se ter uma ideia, ele ocupa o cargo de segundo cão mais inteligente do mundo. Sua inteligência e capacidade impressiona até mesmo um treinador experiente. Ele fica atento a tudo ao seu redor, e assimila comandos com uma rapidez incrível. Também é ótimo para viver em apartamento. Possui uma pelagem que exige tosa a cada 60 dias.


cães menores

Dachshund

O famoso "salsicha" possui seu corpo alongado e as pernas curtas. Vive alegre, e adora se divertir com as pessoas que gosta. É inteligente, o que facilita na hora de adestrá-lo. Muito apegado ao dono e a família, pode se tornar um ótimo cão de guarda. Contudo deve-se tomar certos cuidados com os exercícios e a alimentação da raça. Seu corpo alongado pode lhe trazer problemas de coluna e obesidade. Também é necessário tomar cuidado com crianças estranhas, o Dachshund pode se tornar agressivo na presença delas.


raças

Yorkshire Terrier

Possui uma pelagem longa e lisa, que pode ser tosada de várias maneiras. Apesar de sua grande quantidade de energia, o Yorkshire não é um cachorro que necessita de muito exercício físico. Se dá muito bem com as pessoas, e pode não gostar da presença de outros animais. É inteligente, muito ativo, e aprende fácil. Adora uma brincadeira, e está sempre disposto a entrar numa aventura. Quando educado desde criança, evita-se certos comportamentos desagradáveis da raça, como a tendência a latir.


miniatura

Papillon

É muito esperto, considerado o segundo cão de porte pequeno mais inteligente do mundo. É um ótimo alerta, pois ele late apenas quando percebe que algo está errado. Outra vantagem é que o Papillon não necessita estar perto do dono toda hora. Ele pode ficar sozinho o dia todo que não se importará. Inteligente, dócil e fiel, é um curioso nato, que presta atenção a todos os detalhes a seu redor. Trata bem as visitas, desde que sejam trazidas pelo dono.


recomendado

Bulldog francês

É uma excelente raça para quem não tem tempo de sair para passear ou exercitar o cão. Para o Bulldog francês, uma quantia pequena de exercícios já basta, pois seu focinho achato dificulta sua respiração. Ele é um cão que precisa estar sempre rodeado por humanos. Adora todos a sua volta, gosta de ficar no colo e brincar com as crianças. Essas qualidades fazem do Bulldog francês uma excelente companhia.


raça recomendada

Bichon Frisé

Originária da França, essa raça é muito confundida com o Poodle, devido não só a sua aparência, mas também seu temperamento. Possui uma vasta pelagem longa e enrolada, que necessita de tosa frequente, pois assim como o Poodle, ela cresce durante toda sua vida. É um cão brincalhão, adora se divertir o tempo todo, e necessita de exercícios regularmente para que não desenvolva desvios de comportamento.


linhagem pequena

Terrier Escocês

É um cachorro dócil, fiel e companheiro de todos. Ele apenas pode estranhar outros cachorros, um comportamento bastante presente nos Terriers. Ideal para quem possui um temperamento calmo, característica também presente nesse cão. É reservado e independente, e adora brincar muito para gastar toda sua grande quantidade de energia. O Terrier Escocês é recomendável quando se mora numa casa com um grande quintal. Estão sempre em alerta, e costumam estranhar outros cães.

estirpe menor


Pequinês

Um ótimo cão para ser companheiro de uma família. Fiel e obediente, esse cachorro é conhecido pela sua longa expectativa de vida. Costuma ser independente, é corajoso e não tem medo de enfrentar o perigo. Para se tornar um bom comportamento da família, é bom que seja inserido nela desde filhote. Costuma possuir um temperamento marcado por ciúmes e teimosias. Muito ativo, precisa uma prática de exercícios frequente.


pedigree

Pinscher

Muito confundido com o Chiuaua, o Pinscher é um cachorro dócil e companheiro. Enérgico, ele adora latir. Por isso, se você não gosta de barulhos, é bom pensar um pouco em adotar um desses. É um cão que está sempre em sinal de alarme, e desconfia de todos os estranhos. Por ter um temperamento eufórico, e devido ao seu tamanho, não é uma raça recomendada para crianças. Elas podem machucá-lo sem querer, e ele pode tentar revidar.


menores

Lhasa apso

Com seu pelo longo, pode-se dizer que o Lhasa é uma raça fácil para se controlar. Seu temperamento é calmo quando educado da maneira correta. Possui uma pelagem longa e lisa, que não necessita de tosa. Está sempre desconfiado e alerta, seus instintos protetores estão ligados 24 horas por dia. Adora estar acompanhado de seu dono, mas não confia em nenhum estranho.


cachorros anões

Beagle

Uma raça originariamente criada para ser um cão de caça. Ou seja, trata-se de um farejador, está sempre alerta a qualquer manifestação de perigo. Possui grande quantidade de energia, por isso é necessário uma amplo espaço para que o Beagle possa se exercitar diariamente. Se isso não ocorrer, o cão tende a ficar estressado e a destruir tudo o que encontrar pela frente.


menores

Affenpinscher

Possui um pelo preto e liso, que necessita de certos cuidados diários. Uma escovação todo dia evitaria a criação de tártaros. É muito ativo e atento a tudo o que acontece à volta. Possui um faro apurado, e vive a procurar por uma presa: o Affenpischer é um exímio caçador, além de cumprir muito bem a função de guarda e alarme. Com o passar do tempo, se tornou um cão de companhia muito comum na Europa. Na França, por exemplo, ele ganhou a alcunha de "diablotin moustachu".


cachorros

Galgo italiano

Bastante ativo, tem um instinto de perseguição muito grande. Necessita da prática diária de exercícios. É recomendável tomar bastante cuidado para que ele não tente perseguir outros animais ou pessoas pela rua. Um cão que se adapta muito bem em um apartamento, embora seja recomendado que ele more em uma casa que possua um grande jardim para que ele possa gastar toda sua grande quantidade de energia.

diminuto




Para mais informações e raças, veja a lista de raças pequenas feitas pelo site Pet Wave (em inglês). Caso você possua ou conheça outras raça menores que não estão na lista, compartilhe nos comentários e conte sua experiência!

Obs: Todos os comentários são moderados. Não serão publicados mais comentários anônimos, por favor, se identifique. Esteja ciente de que leu todo o texto antes de comentar, e não se apresse em fazer críticas que não contribuam para o conteúdo e entendimento dos leitores do blog. Qualquer comentário ofensivo, que agrida a equipe Dicas do Cão ou outro leitor, não serão publicados de forma alguma, você estará perdendo seu tempo.




Posts Relacionados: