Como ensinar o cachorro a dar a pata em 3 passos simples

ensinar cachorro


Todo mundo quer um cão que obedeça, que seja educado. Mas também é divertido ensinar o cachorro alguns truques, como dar a pata. Aqui no Dicas do Cão já falamos bastante sobre adestramento, como você pode ver no arquivo.


Se deseja começar pelo início, o que é recomendado, sugiro que leia 6 passos para adestrar um cachorro. Se já passou por esse processo, e quer ensinar o cão alguns truques legais, veja nossos posts sobre:


Também já comentamos sobre a educação canina em um nível, digamos, mais funcional. Leia e aprenda como acalmar seu cachorro em situações que irritam muitas pessoas (principalmente os vizinhos):

Antes de tudo, é preciso dizer o óbvio: é necessário ter um laço de confiança e respeito com o animal. Jamais utilizar de meios agressivos, pois assim, estaríamos ensinando o que é errado a ele.

Criada essa ligação, será até mais fácil ensinar coisas mais complexas, como fazer as necessidades num lugar específico. Então prepare os petiscos que ele gosta e mãos à obra.

O melhor caminho para adestramento animal é o reforço positivo. Ele acontece da seguinte maneira: ao ensinar um truque, ou uma regra para seu animal, seja cão ou gato, faça-o recompensando cada vez que ele agir corretamente.

Ao contrário da educação rígida, onde se castiga o animal quando ele não age da maneira certa, o reforço positivo mostra a ele que vale a pena seguir daquela maneira.

Além de evitar desvios de comportamento e agressividade, fará com que seu bichinho seja cada vez mais carinhoso e educado.

adestramento

Passo 1

Pegue um petisco e feche a mão sobre ele. Leve a sua mão próxima ao cão, de preferência ao lado da cabeça. Posicione de uma maneira que ele sinta o cheiro do petisco.

Passo 2

A tendência natural é ele levar a pata na sua mão para tentar pegar o petisco. Nesse momento você dirá o comando, de forma breve para ser mais fácil ele associar. Diga "Pata", ou "Dá a Pata", pronunciando de maneira correta os fonemas. 

Se seu cachorro não leva a pata na sua mão, será necessário você mesmo fazê-lo. Diga o comando quando encostar a pata dele na sua outra mão, que está com o petisco.

Passo 3

Logo depois de dizer o comando, dê-lhe o petisco. O processo será esse. Repita-o durante dias, até que seu animal associe a vocalização do comando com o ato de levar a pata até sua mão.

É necessário paciência e carinho para com o cão. Só assim ele conseguirá realizar a tarefa e se sentir tão feliz quanto você.

Não deixe de comentar sobre o que achou, e conte sua experiência nesse treinamento super fácil!

Compartilhe nas redes sociais com seus amigos. Até a próxima.

Leia também: