Como adestrar cachorro em casa


cachorro


Todos sabem que é importante fazer adestramento de cães. É possível passar para elas nossas regras, ensinando-os a como se comportar e agir dentro do seu lar. A pergunta que vem à mente é: qual o melhor método? Há como adestrar o cachorro em casa?


Conviver com cães não se resume a reservar um canto para o animal. É preciso respeitar e ser um verdadeiro líder. A educação do cachorro exige compromisso, foco e muita paciência.


em casa



Antes de tudo é necessário saber que muito incidentes acontecerão, sobretudo se vai adestrar um filhote. Mas sabendo disso de antemão, você não se estressará, e saberá que tudo faz parte do processo.

A rapidez no aprendizado dependerá muito mais de você do que do seu cão. Quanto mais procedimentos corretos aplicar, tanto mais rápido será o adestramento do animal. Leia o post abaixo, irá lhe ajudar a entender o processo:




Ao todo, poderá levar várias semanas no treinamento. Quando se tem um bom curso de adestramento a coisa fica mais fácil. Observe abaixo as dicas.


Rotina



Estabelecer uma rotina é fundamental. Educar um cachorro não difere muito de educar um filho. É preciso mostrar para ele que há horários específicos para cada coisa: comer, necessidades e brincadeiras.


Alimentação



Programe a alimentação do cachorro em horários regulares. É importante fixar um horário para cada vez que o cachorro come, pois assim acelerará o processo de adestramento. 

Os filhotes, por exemplo, comem de três a quatro vezes por dia. Divida o dia em horários para estabelecer as horas. 


Necessidades


Estabeleça os horários de acordo com o sua rotina. Escolha um local exterior para ser o banheiro, e sempre leve o seu cachorro (na coleira) até esse ponto. 

Enquanto ele estiver evacuando, use uma palavra ou frase de comando. Por exemplo, falar "ir ao banheiro" toda vez que for levá-lo para lá. Depois que ele terminar, leve-o para fora para uma caminhada mais longa ou alguma brincadeira.



Um filhote pode controlar a bexiga uma hora para cada mês de vida. Por exemplo, um cãozinho de 2 meses consegue atrasar a urina por 2 horas. Mas não procure ultrapassar esse tempo. 

adestrando


Recompense seu filhote cada vez que ele fizer da maneira certa. Você pode elogiá-lo, fazer um cafuné ou dar-lhe um petisco, mas lembre-se de fazer imediatamente depois que ele terminou de fazer as necessidades. 

Antes de dar a recompensa, certifique-se de que o cão terminou realmente. Os filhotes de cachorro se distraem facilmente: Se elogiar antes do tempo, pode acontecer que o cão volte para casa sem ter evacuado por completo.


Conte com um bom método


A melhor maneira de adestrar é através do reforço positivo. Para dominar esse conhecimento, educando e até mesmo ensinando uns truques ao animal, é preciso ter um bom método de aplicação.

Ensinaremos bons princípios nesse texto. Considere também contar um método fácil para adestrar cães. Nós recomendamos o curso Adestrar Cachorro, que é muito eficiente e extremamente barato. Clique aqui para saber mais.




Na hora de dormir


Durante a noite, tire a água do pote do cão cerca de duas horas antes de ir se deitar. Isso reduzirá a probabilidade de ele ficar com vontade de urinar de madrugada.

Se ele lhe acordar no meio da noite, ignore-o. Se não, o cachorro pensará que é hora de brincar e não voltará à dormir.

Evite ligar a luz e não fale ou brinque com seu cachorro se tiver de levantar de madrugada, pois assim ele voltará a dormir rapidamente.

Supervisione-o


Não deixe o seu cachorro sozinho, mantenha o olho nele sempre que estiver dentro de casa.

Estabeleça até mesmo os horários do cão ficar quieto. Se você não está treinando-o ou brincando com ele, amarre-o durante o tempo que ele precisa estar calmo. 

Preste atenção aos sinais que o cão dará quando precisar ir ao banheiro. Alguns sinais são óbvios, ele pode estar latindo ou arranhando a porta, de cócoras, agitado, farejando ou circulando. 

Quando ver estes sinais, imediatamente pegue a coleira e leve-o para seu local de necessidades. Se ele faz certo, elogie-o e recompense-o generosamente com um petisco.

No quintal, mantenha o seu cachorro na coleira. Durante o processo de adestramento em casa, seu quintal deve ser tratado como outro quarto da residência. Dê ao seu cachorro liberdade na casa e no quintal só depois que ele se adequou ao treinamento e já está bem educado.

Hora do limite


Quando você não pode supervisioná-lo, restrinja sua área de locomoção para que ele não faça sujeiras em lugares indevidos. O espaço deve ser grande o suficiente para ele ficar confortável, podendo deitar e rolar. 

Faça planos para quando você estiver longe


Um cachorro com menos de seis meses não pode controlar a bexiga por muito tempo. Se você tem que ficar longe de casa mais de quatro ou cinco horas por dia, você considerar ter um cão mais velho, que pode esperar para o seu retorno para poder urinar.

Se você já tem um filhote de cachorro e vai se afastar por longos períodos de tempo, você precisará:


  1. Pedir ou pagar a alguém para levá-lo para fora.
  2. Treiná-lo para eliminar em um lugar específico dentro de casa. Esteja ciente, no entanto, que isso pode prolongar o processo de adestramento. 
  3. Ensinar o cachorro a usar não apenas o jornal. Ele pode preferir essa superfície, fazendo com que ele, mesmo adulto, defeque e urine em qualquer jornal que encontrar pelo caminho.

Se precisar viajar


Quando precisar deixar o seu cachorro sozinho por longos períodos de tempo, confine-o em uma área com espaço suficiente para ele dormir, com brinquedos, espaço para a brincadeira e um lugar para ele usar de banheiro.

Nessa área, use tanto jornais (cubra a área com várias camadas de jornal) ou uma caixa com produtos especiais para suas necessidades.

Se acontecer de ele fazer no lugar errado, deixe os panos sujos com os quais limpou na área designada para ser o banheiro. Ele passará a ir lá daí em diante.


Ensinando truques


Ensinar truques além de ser muito divertido exercita no cão o processo de obediência. Aqui no Dicas do Cão já foi publicado os métodos de adestramento de alguns comandos. Não deixe de lê-los:




Leia também: